A Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict) irá participar neste sábado, 10, às 15 horas (horário local) do Ciclo Empreendedor Universitário (CEU), com a apresentação de quatro painéis da temática “Iniciativas que deram certo fora da universidade”, transmitido de forma gratuita pelo canal do YouTube do CEU. A atividade é integrante da Semana Territorial de Ciência e Tecnologia Norte e Nordeste, vinculada à Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, com quatro cases de sucesso.
São eles: “Inovação para produtoras rurais de baixas emissões durante a pandemia”, de José Gondim – presidente da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA); “Startup Royal Advice”, de Pablo Escurra – contabilista e ganhador do Sebrae Lab 2017; “Dia do Nerd”, de Anderson Santos – coordenador do curso de análise e desenvolvimento de sistemas da FAAO; e “Realidade Virtual”, de Gabriel Ribeiro – coordenador de Tecnologia da Seict.
“Iniciativas que tratam sobre o empreendedorismo jovem devem ser incentivadas pelos governantes. Como um dos órgãos representantes do Estado do Acre, aceitamos o convite e tenho certeza de que será um debate esclarecedor. Os painéis podem atiçar a curiosidade, para que mais jovens brasileiros possam empreender”, afirma Anderson Abreu, titular da Seict.
O organizador e produtor dos painéis é o coordenador de tecnologia Gabriel Ribeiro, que também participa de um dos cases (Realidade Virtual). “Cada um dos quatro cases tem suas problemáticas próprias, que serão explanadas com o objetivo de promover o debate sobre os temas, tendo em vista a ligação entre governos, empresas e universidades, com exemplos concretos de sucesso. Os painéis são relacionados a inovação, tecnologia e, claro, com foco no empreendedorismo.”
O advogado José Gondim contará em seu espaço de debate sobre a Feira Virtual Sisa+, site de e-commerce produzido pela CDSA, órgão de capital misto que preside e que auxiliou mulheres empresárias rurais de baixas emissões do Bujari nos períodos mais críticos da pandemia da Covid-19.
“Fizemos uma espécie de engenharia social no site, com a ajuda de parceiros importantes, como a primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli. As empresárias rurais tinham a necessidade de ter uma renda semanal, já que estavam impossibilitadas de vender seus produtos em feiras livres por conta dos protocolos de saúde. Com o site, elas tiveram a possibilidade de continuar vendendo seus produtos pela internet, facilitando a vida dos compradores e auxiliando na renda dessas famílias”, diz Gondim.