Mauro Tavernard 18/02/2021 – 15h32min
O Departamento de Planejamento da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), por meio da Divisão de Capacitação, realizou este mês a apresentação dos resultados do setor referentes a 2020 e o planejamento para 2021 ao secretário Anderson Abreu. Um dos pontos destacados foram os cursos de capacitação abertos para o público em geral, realizados em parceria com a Fundação Elias Mansur (FEM) no Teatro Barracão Matias, na Estrada da Sobral, e no Theatro Hélio Melo, em Rio Branco.
Também foi exibido o projeto do site de capacitação da Seict, que nos próximos meses estará disponível para divulgar os novos cursos, programação, informações e inscrições do programa.
Ao todo, quase 300 pessoas foram qualificadas nas áreas administrativa e tecnológica, e, mesmo no período de pandemia, os treinamentos não foram interrompidos. Em breve, serão disponibilizados cursos rápidos a distância e outros serão ofertados de forma presencial.
“Estou satisfeito com o trabalho realizado pelo departamento. Vislumbro um 2021 com ainda mais ralizações. O site de capacitação será um bom pontapé inicial para isso”, afirma o secretário Anderson Abreu, que parabenizou o diretor de Indústria, Erisson Calixto; a chefe da Divisão de Capacitação, Vanessa Alves; e instrutores José Teles e Saniele Caetano.
Secretário Anderson Abreu com servidores responsáveis pelos cursos de capacitação. Foto: Cedida.
“Com esse trabalho, temos a oportunidade de chegar lá na ponta qualificando jovens e adultos que não têm condições de pagar um curso para enriquecer seu currículo e concorrer de forma mais justa a uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Outro ponto é o incentivo aos universitários, que ministram as aulas e têm a oportunidade de pôr em prática as teorias aprendidas na faculdade, podendo inclusive ser efetivados, conforme seu desempenho”, afirma Vanessa Alves, chefe da Divisão de Capacitação.
Depoimento dos participantes dos cursos
“Tivemos treinamentos na prática, em sala de aula, e depois de forma teórica também, feitos pela Vanessa Alves, o que ajudou bastante no nosso crescimento e na nossa confiança para poder ministrar as aulas. Como professores, tivemos liberdade para montar nossos materiais, técnicas e metodologias a serem demonstradas aos alunos, facilitando o trabalho. No início eu ficava bem nervosa, mesmo com as turmas pequenas, por ser minha primeira vez, mas, com o passar do tempo, fui melhorando tanto que já ministrei um dos cursos para uma turma de 42 pessoas. Esse estágio tem sido uma oportunidade também para colocar minhas habilidades em prática e crescer profissionalmente. Em 2020, apesar da pandemia, conseguimos certificar aproximadamente 300 alunos, pois abrimos um novo polo de cursos no Centro, no Theatro Hélio Melo. Foi muito gratificante, os alunos são bem dedicados e se esforçam para conseguir a conclusão, apesar de todas as dificuldades que existem, e estão sempre interessados em saber quando que os cursos vão se iniciar. Eu me sinto muito honrada em fazer parte desse projeto e saber que estou contribuindo para o futuro profissional das pessoas, Já temos visto resultados. Alguns alunos vêm nos informar sobre como conseguiram entrar no mercado de trabalho, graças aos conhecimentos passados nos cursos.”
Saniele Caetano, estagiária da Seict desde 2019 e professora
“Com a paralisação das minhas aulas na faculdade por conta da pandemia, vi nos cursos uma chance de não ficar parada e adquirir experiência, melhorar o currículo. É um conhecimento a mais que eu nem sabia que existia. Pretendo pôr em prática tudo o que aprendi aqui no Barracão.”
Vitória Andrade, 18 anos, acadêmica de pedagogia que buscou no curso uma oportunidade de qualificação profissional
“O meu estágio começou em 2019 com a supervisão da Vanessa, e como eu era estagiário de Análise de Sistemas, fui designado para os cursos voltados para tecnologia, como informática básica, informática para o trabalho e Excel intermediário, entre outros, ministrados no Teatro Barracão. No ínício do estágio eu assumi a sala de aula sozinho e, no final, como gostaram da minha forma de trabalhar, me convidaram para continuar na equipe.”
José Teles Jr, professor e servidor da Seict