por André Ricardo
10 de Setembro de 2019
Agência de notícias do Acre
Com a proposta de propiciar experiência profissional, atividades práticas e capacitação para o mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação foram realizadas nesta segunda-feira, 9, teve início, oficialmente, o estágio dos alunos do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC). A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), firmada no dia 23 de agosto.
A solenidade de abertura e nivelamento foi realizada no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) e marcou o início das atividades que regerão o estágio supervisionado de conclusão de cursos ofertados pelo IEPTEC, por intermédio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Campos Pereira.
“Estamos trabalhando sob essa perspectiva do conhecimento. Hoje, o Acre tem um governador que incentiva e investe na boa formação técnica, na capacitação para o mercado de trabalho. Nossa intenção é expandir parcerias como essa”, disse o presidente do IEPTEC, Francineudo Costa.
O estágio funcionará como complementação de ensino, aprendizagem, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e interpessoal aos estudantes regularmente matriculados nos referidos cursos. Apresenta-se como um importante instrumento de integração, visando a qualificação de mão-de-obra certificada pelo Estado. É o que acredita o secretário da SEICT, Anderson Abreu.
“Estamos antenados, sincronizados com o IEPTEC, não só neste projeto, mas em todos que busquem o conhecimento. Só ele traz o poder, ou seja, um bom emprego, o bem-estar, uma melhor qualidade de vida, colaborando para o desenvolvimento de nosso estado”, disse o secretário, parafraseando a célebre frase do pai da psicanálise, Sigmund Freud.
Por meio do estágio, serão avaliados 40 alunos dos cursos Técnico de Nível Médio em Computação Gráfica, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico de Nível Médio em Informática, oferecidos pelo instituto e sob a supervisão de profissionais da Seict.
“Estamos bem ansiosos para colocar nossos conhecimentos em prática. Esperávamos bastante por isso”, disse Dayse Jhessy, 19 anos, uma das estagiárias.
De acordo com a mediadora de ensino, Neyva Chaves, o estágio é de 100 horas e vem para contemplar a grade de formação profissional dos alunos. “Aqui poderão operacionalizar equipamentos e fazer a instrumentalização como forma de trabalho, e serão avaliados nisso”, ponderou.
As atividades práticas ocorrerão não apenas nas sedes do Ieptec e da SEICT, como também da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG).